A pressão para a construção de uma terceira pista no aeroporto de Heathrow está de novo no centro das atenções. Os apoiantes argumentam que irá impulsionar a economia, enquanto os opositores receiam danos ambientais. O debate prossegue com a opinião de líderes políticos e especialistas do sector.
Apoio ao projeto Heathrow
A Chanceler Rachel Reeves deu o seu apoio à expansão. Acredita que uma terceira pista aumentará o investimento, as exportações e a conetividade global. Reeves insiste que a expansão de Heathrow é essencial para o crescimento a longo prazo.
Além disso, um projeto de infra-estruturas deste tipo permitiria ao governo reforçar a economia do Reino Unido. Além disso, insiste em que a expansão do aeroporto é essencial para o crescimento a longo prazo.
A líder do Partido Conservador, Kemi Badenoch, também apoia o plano para o aeroporto de Heathrow. Anteriormente, votou a favor da expansão e continua empenhada no projeto.
Numa entrevista ao programa Sunday Morning with Trevor Phillips, da Sky News, a política falou sobre a sua posição.
“Eu sei que é muito difícil para muitas pessoas quando há um aeroporto na tua zona”, disse Badenoch. “Eu sei, porque também sou deputado por um aeroporto. Nunca me opus ao crescimento ou ao desenvolvimento. O que eu quero é garantir que seja feito da forma correta.
Desafios ambientais e jurídicos
No entanto, as vozes da oposição continuam a ser fortes. O Presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, opõe-se à terceira pista de Heathrow, invocando preocupações ambientais e de saúde. Adverte para o aumento da poluição atmosférica, do ruído e do impacto climático.
Os críticos também argumentam que a expansão irá violar o orçamento de carbono do Reino Unido. Os grupos ambientalistas afirmam que as emissões adicionais irão agravar as alterações climáticas. Os activistas insistem em que a expansão de Heathrow contradiz as ambições do Reino Unido de atingir o objetivo de emissões líquidas nulas.
O Secretário da Energia, Ed Miliband, sublinhou que todos os projectos de aviação devem respeitar os orçamentos de carbono do Reino Unido. Isto faz parte de um objetivo mais amplo de reduzir as emissões em 100% até 2050, em relação aos níveis de 1990.
“Acreditamos que podemos cumprir a nossa missão de crescimento – a nossa prioridade número um – e mantermo-nos dentro dos orçamentos de carbono e, na verdade, que a nossa missão de energia limpa é crucial e uma parte central do cumprimento da nossa missão de crescimento”, disse ele à Sky News. “Longe de estarem em contradição, são absolutamente complementares”.
Implicações da pista de Heathrow
Apesar das preocupações ambientais, os debates económicos continuam acesos. Os defensores destacam a criação de emprego e o aumento das oportunidades de comércio global.
Além disso, a expansão de Heathrow reforçaria a posição do Reino Unido como centro de aviação internacional. No entanto, o projeto apresenta desafios financeiros. O custo estimado de 40 mil milhões de libras esterlinas suscita questões sobre o financiamento e potenciais aumentos das taxas de passageiros.
Além disso, os apoiantes argumentam que a tecnologia pode reduzir os danos ambientais. Especificamente, os avanços no combustível de aviação sustentável (SAF) poderiam compensar algumas emissões.
Neste sentido, o governo do Reino Unido determinou que 10% do combustível para a aviação deve ser sustentável até 2030. Em 2040, este requisito aumentará para 22%. Por conseguinte, as companhias aéreas têm investido em aeronaves mais limpas e em eficiências operacionais para reduzir as emissões.
Perturbação da comunidade
As comunidades locais também receiam que a expansão do aeroporto de Heathrow venha a perturbar as suas vidas. A construção pode levar à demolição de casas e a poluição sonora pode aumentar. Além disso, alguns residentes receiam que o valor das propriedades desça, enquanto outros manifestam preocupação com a qualidade do ar.
Os responsáveis pelo Heathrow prometem medidas de mitigação, mas as pessoas continuam cépticas. Consequentemente, os conselhos locais e os activistas continuam a contestar o projeto.
Foto de Jordy Muñoz no Unsplash